Vacinação contra a Febre Aftosa começa a ser realizada em Três Lagoas

A Febre Aftosa é uma doença infecciosa causada por um vírus e atinge animais como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. O vírus é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal. Além de ser muito resistente, o vírus pode durar por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro.

Para prevenir essa doença, a vacinação no rebanho bovino começou a ser realizada este mês, em Três Lagoas, com a primeira etapa já divulgada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Marco Garcia, Presidente do Sindicato Rural, fala da extrema importância da vacinação no animal. “É fundamental para que o Brasil consiga manter seu status de área livre da Febre Aftosa e que todos façam a vacinação agora no mês de maio. Estamos em busca do objetivo que é para que o Brasil conquiste, no próximo ano, um índice livre da febre aftosa, mas para que isso aconteça, todos deverão vacinar”.

Com exceção do rebanho da região do Pantanal, em que os proprietários podem ter a opção em realizar a vacinação em apenas uma das duas etapas, sendo maio ou outubro, todos deverão receber a dose da vacina em Mato Grosso do Sul, durante os próximos 3 meses.

Confira as datas das vacinações.

Fronteira do dia 01/05 a 31/05;
Planalto do dia 01/05 a 31/05;
Pantanal (optantes/Maio) do dia 01/05 a 15/06.

fonte: SRTL

Compartilhe!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário