“Sud Mennucci está a beira do caos”, diz Prefeito ao decretar contensão de despesas

O prefeito municipal de Sud Mennucci, Júlio César Gomes, gravou vídeo nesta semana, pouco antes de assinar decreto de contensão de despesas da Administração Municipal. Na gravação, o chefe do Poder Executivo da cidade afirmou que Sud Mennucci está a beira do colapso financeiro e que, por isto, ele deveria promover uma série de cortes urgentes.

De acordo com as palavras do prefeito, em vídeo divulgado em seu perfil e também na sua página oficial no Facebook, o decreto se tornou indispensável, uma vez que, o município acumula dívidas de quase R$ 2 MI em atraso e não há como continuar mantendo as despesas como vem sendo realizadas, pois levaria o município para uma catástrofe.

Júlio reclamou muito do modelo de repasse do Estado e da União e, chegou a comparar o modelo americano ao brasileiro. O prefeito aproveitou o vídeo para afirmar que a culpa para a situação financeira do município se deve à crise política que o país vive. “Ninguém sabe se o presidente fica ou sai e com isso o investimento diminui”, disse ele em dado momento. Vale lembrar que o prefeito é filiado ao PMDB, mesmo partido do presidente da república, Michel Temer, que vem sendo investigado pelo STF por possível crime denunciado pela JBS.

O prefeito apresentou em seu vídeo uma série de números sobre despesas que Sud Mennucci tem para com a Educação e também para com a Saúde. O prefeito ainda comparou os números de sua gestão com o ano de 2011, sem explicar exatamente o motivo de escolher este ano em especial.

Após descrever a situação financeira de Sud Mennucci, incluindo os débitos milionários da Santa Casa – que jamais haviam sido reconhecidos pela Administração até as eleições que levou Júlio a reeleição – o prefeito afirmou que estava assinando naquele momento um decreto com uma série de cortes de urgência e o decreto teria duração de 90 dias.

No decreto, o prefeito corta todas as gratificações, proíbe o pagamento de licença prêmio, modifica o horário de atendimento da Administração Pública, além de uma série de atitudes que serão abordadas em outras reportagens.

Nos bastidores do município, a população segue dividida. Parte acredita que Júlio teve de finalmente reconhecer a delicada situação que Sud Mennucci vive, o que era negado por ele veementemente durante o período eleitoral, porque agora tornou-se impossível esconder. Há também quem acredita que o prefeito ainda não aceitou o fato de quase ter perdido nas urnas (ele venceu por apenas 24 votos) e estaria se vingando dos munícipes. E há quem diga que o prefeito agiu para cuidar da saúde financeira da cidade.

O que boa parte da classe política afirma, contudo – mesmo aliados que foram contra a postagem do vídeo – o prefeito Júlio pode ter cometido um suicídio político. Caso a oposição saiba utilizar-se das questões levantadas pelo prefeito em seu vídeo, certamente o prefeito ficou numa situação delicada. Se a oposição irá fazer isto, ninguém sabe.

fonte: Fatos Regionais

Compartilhe!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário