Caminhada “Passos que Salvam”: prefeito recebe integrantes da Ordem DeMolay de Birigui

Quarta, 08 Novembro 2017 21:10 Publicado em Birigui

O prefeito Cristiano Salmeirão recebeu na tarde desta terça-feira, dia 7 de novembro, integrantes da Ordem DeMolay de Birigui. O presidente Paulo Roberto Camargo Fávero e os integrantes Elnatã Blazutti Moraes, Leonardo Nunes Pinheiro e Juliano Virgílio Brolo convidaram o chefe do Executivo para participar da caminhada “Passos que Salvam”, ação que acontece simultaneamente em várias cidades do Brasil.

Coordenada pelo Hospital de Câncer de Barretos, a caminhada tem o objetivo de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção das pessoas para os primeiros sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

“Muitas crianças e adolescentes chegam ao Hospital de Câncer de Barretos com a doença em estágio avançado. Isso pode acontecer devido à desinformação dos pais, o medo do diagnóstico e a desinformação dos médicos. Muitas vezes, o câncer infantojuvenil pode ser confundido com sintomas de enfermidades comuns na infância e adolescência, como dores de crescimento”, disse Elnatã Moraes, voluntário na organização da caminhada em Birigui.

Segundo os organizadores do evento, o sucesso do tratamento depende da habilidade em detectar a doença. O índice de cura alcançado atualmente no Brasil é de somente 55%, pouco se comparado aos níveis dos Estados Unidos, que chegam a 95%.

A caminhada “Passos que Salvam” 2017 acontece no último domingo de novembro (dia 26). A concentração será na Praça Dr. Gama, a partir das 8h. Quem puder ajudar o Hospital de Câncer de Barretos pode adquirir o kit (com camiseta, boné e mochila) que custa R$ 35,00. Quem não comprar o kit também pode participar da caminhada, que percorrerá as ruas centrais de Birigui.

No encontro com o prefeito, a Ordem DeMolay foi informada que receberá apoio da Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal e Departamento Municipal de Trânsito (Deptrans).

“A medicina preventiva é uma excelente opção para combater doenças como o câncer. Toda ação social que busca conscientizar as pessoas é de muita importância para a sociedade. A Prefeitura de Birigui não poderia deixar de apoiar esse importante evento”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

 

Comunicação Prefeitura

Texto e fotos: Tiago Lotto