Em novembro choveu 288% a mais que mesmo período em 2016 em Andradina

Quarta, 06 Dezembro 2017 04:18 Publicado em Andradina

A quantidade de chuva que caiu sobre a região em novembro deste ano chamou a atenção de todos. E no município de Andradina não foi diferente. A cidade recebeu grande quantidade de chuva acumulada e que acabou sendo muito superior ao registrado no município no ano passado.

De acordo com dados do CIIAGRO – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas – nos 30 dias de novembro deste ano foi registrado o acúmulo de 154,2 mm de precipitação. Os números são muito superiores ao que era esperado para o mês e, por isso, acabou superando os dados do ano passado.

No mesmo site é possível verificar anos anteriores e, em 2016, o registro aparece como 53,4 mm apenas. Ou seja, neste ano choveu 288% a mais que no mesmo período do ano passado. Para se ter uma ideia da quantidade de água que recaiu sobre a cidade, foram 16 os dias de chuva no mês de novembro, ou seja, mais da metade do mês.

Embora o mês de novembro tenha sido chuvoso, não foi o maior da história. Em 2015 choveu mais no décimo primeiro mês do ano que este ano. Naquela oportunidade, o registro de acúmulo de chuva foi de 203,6 mm, ou seja, 2017 acabou não conseguindo superar a marca de 2015.

A população andradinense percebeu o volume de chuva do mês de novembro, mas não chegou a se surpreender. “Acho que não foi tão absurdo assim. Teve um ou outro dia de grande chuva, mas de resto foi tudo normal”, comentou um comerciante que afirmou gostar mais de chuva que de calor.

Os números surpreendem ao ser verificados isoladamente, mas no contexto geral acabam não fazendo tanto efeito prático, uma vez que em toda a região a precipitação de chuva acabou ficando acima do previsto. Em Ilha Solteira foi o mês de novembro mais chuvoso da História da cidade.

 

fonte: Fatos Regionais