Penitenciária de Lavínia I recebe 2º edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade

O evento será realizado nesta terça-feira (20) no estabelecimento prisional e contará com atendimentos jurídicos, médicos e documentais

Depois do sucesso da primeira edição do evento em novembro do ano passado, que resultou em cerca de 1.200 atendimentos aos sentenciados da Penitenciária “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia (I), a Jornada da Cidadania e Empregabilidade volta a ocorrer na unidade prisional nesta terça-feira (20).

A ação vem percorrendo os presídios paulistas e, somente em 2016, somou 92 mil atendimentos a pessoas privadas de liberdade em 33 estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). Para este ano, uma resolução da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP-138) determinou que as penitenciárias de regime semiaberto promovam, no mínimo, duas ações semelhantes anualmente.

A 2º edição do evento vem dar continuidade aos trabalhos já realizados, beneficiando os novos integrantes da população carcerária. O evento oficial terá início às 09h com cerimônia de abertura e apresentação da Fanfarra Municipal de Lavínia, seguindo durante todo o dia. Devido à demanda e disponibilidade dos parceiros, algumas atividades que fazem parte da jornada tiveram início nessa terça-feira (13) com a apresentação de palestras motivacionais e sobre doenças infectocontagiosas.

Atividades

O objetivo é oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Deste modo, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliar na retomada da vida social quando ganharem a liberdade. Nesta terça-feira, haverá emissão/atualização e entrega de Registros Gerais (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidões de Nascimento, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimentos jurídicos.

Também serão realizados testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), aferição de pressão arterial, teste de glicemia e cortes de cabelo. Na ocasião, o público visitante poderá prestigiar exposição de produtos confeccionados na unidade em parceria com empresas como costura de bolas, produção de prendedores e confecção de acessórios (enfeites) para indústria calçadista da região. Haverá ainda palestra sobre a atuação da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF), sobre preparação para a liberdade e cursos de artesanatos.

Ação

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

assessoria de imprensa

Compartilhe!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário