Otávio Uchiyama: Um empresário de Andradina nato na presidência da entidade que representa toda uma classe

A partir de janeiro do ano que vem, um empresário nato assume o comando de uma entidade que há tempos necessita de revitalização e ânimo para superar crises, vencer desafios e conquistar um ‘olhar diferente’ por parte dos consumidores.

A classe empresarial aguardava a chegada de alguém que pudesse dar ‘vida nova’ a um comércio que há tempos foi esquecido por outras diretorias, mas agora, segundo o próprio empresário, ‘a situação agora é outra. Vamos resgatar parcerias e atrair o consumidor com promoções, liquidações e colocar Andradina novamente como centro de compras da região’, disse Otávio Uchiyama, presidente eleito da Associação Comercial e Industrial de Andradina.

O empresário se define como empreendedor e cita que ‘empreendedores que chegaram ao topo e alcançaram o sucesso não estão lá por acaso, afinal, tudo foi feito ao custo de muita dedicação ao negócio dos seus sonhos. Não existe uma receita pronta para essa trajetória de glórias no meio empresarial, mas é possível mapear uma série de características comuns a esse grupo. Esses fatores formam o que podemos chamar de perfil de um empresário campeão’.

Otávio, ou ‘Otávinho do Posto’, como é mais conhecido, diz seguir lições que aprendeu durante esse pouco tempo à frente dos negócios da família junto com o pai. ‘Empresário de sucesso não é chefe, é líder’, frisou.

ANALISANDO A LIDERANÇA

‘Há um abismo de significado entre essas palavras no meio empresarial. O chefe é aquele modelo de empresário centralizador e autoritário, temido pelos seus empregados e que joga a responsabilidade para os outros em momentos de baixo desempenho. Fujo desse tipo de perfil, procuro ser um líder, ou seja, um empresário que inspira as pessoas. Sou dinâmico e confio no seu time de colaboradores para dividir as tarefas, assumindo a culpa quando os resultados não são alcançados e conduzirei a equipe a uma reviravolta de sucesso’, fala o empresário citando seus funcionários e agora sua nova diretoria que será composta por 22 empresários.

CONHECENDO O MERCADO

‘O empresariado campeão sabe que sua empresa não está em uma ilha, mas faz parte de um mercado cheio de conexões. Vamos buscar informações para explorar as falhas da concorrência e conversar com os fornecedores para descobrir as tendências para o futuro. Essa atitude analítica deve ser base para fomentar todo o processo decisório que envolverá os projetos para o nosso negócio e de toda a classe empresarial de Andradina.

METAS

Sobre metas definidas, Otávio diz que num perfil de um empresário de sucesso não cabe esse “deixa a vida me levar”. ‘Os grandes empreendedores conquistaram os melhores resultados porque construíram uma longa escada, em que cada meta estabelecida era um degrau rumo ao topo. Temos que saber aonde você quer chegar, trabalharemos com números estabelecidos e acordaremos todo dia com a garra necessária para tornar esses objetivos uma realidade dentro dos nossos negócios e no apoio aos demais empresários de Andradina’.

O empresário falou da coragem em enfrentar riscos. ‘Estabilidade é uma palavra que não está no dicionário do empresário campeão. Eles sabem que empreender é uma atividade cheia de incertezas e estão prontos para enfrentar os riscos envolvidos em suas decisões. Não é que você vai jogar na sorte e esperar o lucro no final do mês, conduzir uma empresa não é uma loteria. Trabalharemos para manter o grau de risco sempre no mínimo possível, analisando o mercado, os clientes, os processos internos, os números e a concorrência, para decidir de forma segura’, empresário.

O EMPRESÁRIO

Otávio Tomonobu Tome Uchiyama, é filho de descendentes de japoneses, Otávio Heizo Uchiyama comerciante em Andradina e Laura Massako Tome Uchiyama, bancária aposentada. ‘Otávinho’ nasceu em Andradina é formado em Direito pela Unitoledo de Araçatuba. Fez pós graduado pela Universidade Estadual de Londrina em Direito Tributário e fez MBA com ênfase em Gestão Empresarial pela FGV (Faculdade Getúlio Vargas).

Otávio tem no sangue o instinto de comerciante, pois a tradição começou com seu avô Tomonobu Uchiyama, que foi Proprietário do Posto Corcovado, localizado na Marechal Rondon na cidade de Guaraçaí, depois passou por seu pai que é sócio proprietário do Posto do Otávio no centro da cidade de Andradina e continua até à atualidade.

O empresário assumiu sua primeira empresa em 2005, uma reciclagem de plástico chamada Ecofuturo, na cidade de Araçatuba (SP), na qual foi vendida em 2008. No mesmo ano – 2008 – regressou pra sua cidade natal e começou ajudar seu pai, que era proprietário do Posto do Otávio, localizado na Rua Paes Leme, sendo que ajudou a reformar a empresa e organizá-la, dobrando as vendas e aumentando o faturamento. Em 2012 virou sócio da mesma.

Em 2009, iniciou as atividades da Transportadora de Combustíveis Ecofuturo, o qual pertence a família até hoje e presta serviço para os postos próprios, bem como os da região.

Em janeiro de 2015, abriu uma filial, o Posto do Otávio localizado na Avenida Bandeirantes, um posto moderno ‘Ecoeficiente’, contribuindo com o meio ambiente e possui uma Padaria AM/PM, bem como uma moderna instalação de Jet Oil Ipiranga.

É sócio proprietário do Posto do Otávio, sendo a Matriz na Rua Paes Leme, 219 e filial á Avenida Bandeirantes, 2420. Também é sócio proprietário da Transportadora Ecofuturo, o qual atua no transporte de combustíveis.

SUCESSO

‘O empresário de sucesso preocupa-se com a qualidade do seu produto e não descansa enquanto não acreditar que ele está perfeito. Na verdade, ele sempre vai buscar uma melhoria para o que está entregando ao seu cliente, seja negociando com fornecedores, firmando parcerias ou buscando formas para aumentar a eficiência na produção. A busca pela perfeição deve ser constante. Agindo assim, as probabilidades de você estar à frente da concorrência aumentarão bastante!’, finalizou o empresário em entrevista ao ON.

Por Ollair Nogueira

Andradina

Compartilhe!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário