É neste domingo: Lula participa de grande festa no Velho Chico

Lula em visita a obras da transposição

Foi durante o governo do ex-presidente que o sonho da transposição saiu do papel. Visita do ex-presidente a Monteiro será transmitida ao vivo

Este domingo (19) será um dia histórico e de festa no Nordeste. Isso porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai até a cidade de Monteiro, no interior da Paraíba, para uma grande celebração popular: a conclusão das obras do eixo leste do Projeto de Transposição do São Francisco.

A presidenta eleita Dilma Rousseff, o ex-ministro Ciro Gomes, os governadores Ricardo Coutinho (PSB-PB), Camilo Santana (PT-CE), Rui Costa (PT-BA) e Wellington Dias (PT-PI), dirigentes nacionais do PT e parlamentares federais e estaduais do PT também estarão na cidade para a grande festa.

Lula e Dilma devem chegar às 13h em Monteiro (PB), ao lado de diversas autoridades, lideranças dos movimentos sociais/populares, artistas e intelectuais. Logo em seguida, eles irão plantar árvores, que são símbolos da esperança nordestina, nas margens do Velho Chico. Depois, será feita uma caminhada até o centro da cidade de Monteiro.

A visita do ex-presidente e dos demais companheiros será transmitida ao vivo pela TVT, direto do interior da Paraíba. A transmissão começará às 16hs.

A comemoração popular pela Transposição do Rio São Francisco já mudou a rotina do sertão paraibano. Com a expectativa sobre a chegada do ex-presidente, todos os hotéis da região estão lotados. “Havia inicialmente uma projeção de 3 mil a 5 mil pessoas, mas todos os dados que dispomos são de uma quantidade muito acima o que tem nos levado a desdobrar esforços visando resolver todas as demandas”, afirmou o assessor do Instituto Lula, Paulo Frateschi.

Segundo Frateschi, “não há mais espaços de hospedagem em hotéis de toda a região – o que se configura com a projeção de um grande comparecimento”. Também não há mais vans disponíveis para transporte de pessoas a Monteiro.

Iniciado por Lula em 2007 e continuado por Dilma de 2011 a 2016, o projeto chegou a quase 90% de conclusão na gestão petista.

“Foi Lula quem tirou do papel o sonho da Transposição, maior obra hídrica no Nordeste e que teve seu andamento assegurado pela presidenta Dilma. Neste momento, em que as águas do Velho Chico chegam a cidades do semiárido de Pernambuco e Paraíba, é preciso fazer justiça aos governos do PT, responsáveis por este sonho de 14 milhões de sertanejos virar realidade”, explicou o senador Humberto Costa (PT-PE), que vai acompanhar o ex-presidente na visita ao sertão.

Em 2010, Lula já havia afirmado que o povo do sertão não sofreria mais com a seca. “O sertão nunca mais voltará a ser motivo de estudos sociais para medir a fome e a miséria. O sertão vai fazer parte do Brasil desenvolvido”, disse o ex-presidente.

Povo em festa
A ansiedade para a chegada do ex-presidente Lula já toma conta do povo no sertão. Milhares de vídeos, fotos, declarações e gestos de carinho para idealizador da transposição do Velo Chico tomam conta das redes sociais.

Da Redação da Agência PT de notícias

Compartilhe!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário